Viver no Senhor – Um blog a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana. – – – Sejam Todos Bem-Vindos! Quando neste blog é falado, apresentado algo em defesa da Igreja, contra o protestantismo, é feito com um fundo de tristeza ao ver que existem "cristãos" que se levantam contra a única Igreja edificada pelo Senhor Jesus no mundo. Bom seria se isto não existisse, a grande divisão cristã. Mas os filhos da Igreja têm que defendê-la. Saibam, irmãos(ãs), que o protestantismo, tendo que se sustentar, se manter, se justificar, terá que ser sempre contra a Igreja católica (do contrário não teria mais razão de sê-lo) ainda que seja pela farsa, forjar documentos, aumentar e destorcer fatos (os que são os mais difíceis para se comprovar o contrário pelos cientistas católicos, pois trata-se de algo real, mas modificado, alterado para proveito próprio.) E tentarão sempre atingir a Igreja na sua base: mentiras contra o primado de São Pedro, contra o Papa e sua autoridade, contra o Vaticano, contra a sua legitimidade, etc, etc. São, graças a Deus, muitos sites católicos que derrubam (refutam) estas mentiras, provando o seu contrário, bastando portanto se fazer uma pesquisa séria, por exemplo, com o tema: cai a farsa protestante, refutando o protestantismo, etc. O Espírito Santo jamais abandona sua Igreja. Que saibamos, por este Espírito, amar aos protestantes que não participam destas ações malignas, e aos que se incumbem destas ações, os inimigos da Igreja, que saibamos, ainda que não consigamos amá-los o bastante, ao menos respeitá-los, em sua situação crítica perante Jesus e desejar a eles a conversão e a Salvação de Nosso Senhor Jesus. "Se soubéssemos verdadeiramente o que é o inferno, não o desejaríamos ao pior inimigo".

Ainda que a Igreja explique sua doutrina, faça sua defesa, grande parte do protestantismo fará questão de não entender ou de entender o contrário, por um simples motivo: justificar-se. Aceitar a explicação católica seria como dar “braço à torcer” já que suas explicações possuem bases bíblicas, históricas, científicas.
 
Henrique Guilhon
Apologistas Católicos
Normalmente os católicos são acusados pelas seitas protestantes de idolatria, principalmente quando o tema é a veneração dos ícones sagrados. Segundo eles o fato de se curvar seja para o que for implica automaticamente em um ato idólatra, um culto de adoração (latria) que é devido unicamente a Deus.
Os versículos usados pelos mesmos todos já conhecem. Obviamente, esses versículos são verdadeiros, autênticos e dignos de serem cumpridos como verdadeiros mandamentos de Deus, o que realmente são. Porém os mesmos são olhados fora do contexto bíblico, como eles fazem e repetem a todo momento.
Entrando então no tema proposto, temos que entender que há um outro modo de se prostar a alguém: quando se presta honras, quando alguém é digno de respeito. Para exemplificar poderíamos citar os paises onde a monarquia ainda é presente ou até mesmo no Brasil Imperial, onde as pessoas se curvavam ao imperador. Óbvio que isso não é adoração, muito pelo contrário, é uma forma respeitosa mostrando uma consideração elevada pelo mesmo. Isso também acontecia com os reis citados na bíblia que logo abaixo eu mostrarei. Querendo os protestantes ou não esse ato de respeito está presente em toda a sagrada escritura em diversos versículos. Selecionei o maior número possível destes para que com esse estudo a diferença entre essas duas formas sejam esclarecidas de uma vez por todas.
Se prostrar por respeito e honra a um Anjo:
“E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.” (1Cr 21:16 ACF)
Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. (Num 22:31 ACF)
E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher,caíram em terra sobre seus rostos. (Juízes 13:20 ACF)
Se prostrar por respeito e honra a um homem:
Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. (1Sm 25:23 ACF)
E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra. (1Re 1:23 ACF)
E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa. (1Re 1:53 ACF)
Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? (1Re 18:7 ACF)
Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. (2Re 2:15 ACF)
E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se diante dele em terra. (Gen 44:14 ACF)
E o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho e passou para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo esta palavra da boca do rei, cobriram o rosto de Hamã. (Est 7:7-8 ACF)
E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo. Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se. E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se. (Gen 33:3-7 ACF)
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mat 18:25-26 ACF)
Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. (2Cr 24:17 ACF)
Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. (Exo 18:7 ACF)
Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. (1Sm 24:8 ACF)
E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo. (2Sm 9:6 ACF)
E a mulher tecoíta falou ao rei, e, deitando-se com o rosto em terra, se prostrou e disse: Salva-me, ó rei. (2Sm 14:4 ACF)
Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão. (2Sa 14:33 ACF)
Então Joabe se prostrou sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo. (2Sm 14:22 ACF)
E, atravessando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, quando ele passava o Jordão. (2Sm 19:18 ACF)
E Bate-Seba inclinou a cabeça, e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que tens? (1Re 1:16 ACF)
Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre. (1Re 1:31 ACF)
E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu. (2Re 4:37 ACF)
E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra. (1Cr 21:21 ACF)
Os gentios se prostrariam à Jerusalém:
Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14 ACF)
Assim diz o SENHOR: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus. (Is 45:14 ACF)
Josué se prostra perante um objeto santo:
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6 ACF)
Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:
Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20 ACF)
Perceba que nesta passagem mostra justamente um ato parecido, porém com sentidos e razões diferentes: eles se prostram a Deus, para adora-lo, mas também ao Rei, para reverencia-lo. Deus em momento algum se enfureceu com aquilo.
OBJEÇÕES
João se prostrou ao anjo e foi repreendido:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8 ACF)
Aqui perceba que claramente João deixa muito claro qual foi o ato dele: adoração. Ele se prostrou justamente para adora-lo, e foi repreendido pelo próprio anjo:
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9 ACF)
O mal aqui não estava em se prostrar, mas em se prostrar para adora-lo. Compare o ato de João com os citados acima, como 1Cr 21, 16 em que Davi se prostra para o anjo e não é repreendido pelo mesmo.
Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido:
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26 ACF)
Aqui acontece a mesma coisa: Cornélio se prostra para adora-lo e não simplesmente reverencia-lo, por isso foi repreendido. Compare com esse texto:
E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (At 16:27-31 ACF)
A diferença entre esse texto e o de cima fica clara: em um houve adoração, já no outro não. Paulo e Silas não repreendem o carcereiro, pois o que ele fez foi apenas um ato de respeito, uma suplica, um pedido em desespero, longe de ser uma adoração aos mesmos.
CONCLUSÃO
Quando prestamos devida reverencia aos ícones sagrados, estamos apenas mostrando um respeito pelo que eles representam e não adorando os mesmos como ídolos. Nem toda vez que nos prostramos, como ficou claro nesse texto, é um ato de adoração. Por isso a Igreja não repreende quando é realizado ao sacerdote, ao altar, a uma relíquia, ao ícone, etc.
É óbvio que certas posições, como a genuflexão, é recomendada pela Igreja para somente ser feita a Deus, em um ato de adoração. Com o tempo se criou o costume de diferenciar os dois hábitos, ou seja, dobrando-se o joelho esquerdo com sentido de respeito, obediencia e submissão ao Rei, e para Deus, dobrando-se o joelho direito, significando um ato de adoração, o culto a Deus, pois, somente Deus é adorado[1]. Mas aos ícones e as pessoas importantes, devemos reverencia-los pelo que significam para nós e pelo o que são para nós, respectivamente.
NOTAS
[1] – Genuflexão, Paróquia de Sant’Ana, Coelho Neto – MA. Disponível em: http://paroquiadesantanacoelhoneto.blogspot.com/2011/08/genuflexao.html
ACF = Bíblia Almeira Corrigida Fiel
PARA CITAR
Guilherme Welte. Prostrar-se: indica sempre adoração? Disponível em: <http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apologetica/imagens/480-prostrar-se-indica-sempre-adoracao> Desde: 25/01/2012
Título Original: Prostrar-se: indica sempre adoração?
Site: Apologistas Católicos
Editado por Henrique Guilhon

Comentários em: "O ato de prostrar-se na Bíblia, é sempre adoração? Veja o contrário na própria Bíblia" (6)

  1. Dani Acioli e A.Silva disse:

    DESMASCARANDO ROBERTO TORRECILHAS E SUA DOUTRINA DE HOMEM

    Em seu site denominado “Gritos de Alerta”, diz o auto promulgado apóstolo ou bispo Roberto Torrecilhas:

    “O que a Bíblia declara é que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Só a respeito de Cristo é que pode ser dito: “Com efeito nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus” (Hb 7.26).”

    O texto pode ser visto em 07/01/2015 – http://gritosdealerta.blogspot.com.br/p/desmascarando-o-catolicismo-romano-19.html

    Onde está o erro daquele que sem ter aprendido pretende ensinar aos demais ?

    Resposta:

    O auto nomeado bispo pretende sugerir que a Bíblia não permite exceções.

    Sua intenção é condenar a doutrina católica de que Maria foi concebida sem pecado.

    Para começar podemos afirmar que ele não entende nada de pecado original.

    Não tem a menor idéia do que seja. Confunde pecado original com os pecados que cometemos todos os dias.

    Vamos ao clássico exemplo que joga por terra a doutrina barata e distorcida do “professor” evangélico:

    Um bebezinho que nasce e vive apenas por 5 minutos não pecou.

    E neste caso, se fossemos “interpretar” a Bíblia como o mestre Torrecilhas, teríamos que dizer que o bebê recém nascido que viveu apenas por 5 minutos cometeu pecado.

    Pois do contrário, teríamos que afirmar que a passagem bíblica destacada por Torrecilhas é mentirosa.

    Afinal de contas, se todos pecaram, então o bebê também pecou. Ou não ?

    A mesma Bíblia que diz que apenas Jesus Cristo não pecou, também diz o seguinte:

    “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,” Hebreus 9, 27

    Muito embora a Bíblia diga no texto de Hebreus que o homem está destinado a morrer uma só vez, sabemos pela própria Bíblia que Lázaro e a filha de Jairo morreram duas vezes:

    Primeiro diz o próprio Senhor que Lázaro está morto: “Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;” João 11, 14
    Depois Jesus diz a irmã de Lázaro: “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.” João 11, 23

    Ou seja, Jesus diz que Lázaro morreu e que voltará a viver.
    Portanto, se Lázaro voltou a viver e já não vive nos dias atuais é porque morreu duas vezes.

    Mas se seguirmos o critério distorcido de Roberto Torrecilhas e aplicarmos Hebreus 9, 27 que afirma que ao homem foi destinado morrer uma só vez, faremos de Jesus um mentiroso.

    Como sabemos, Lázaro retornou dos mortos:
    “E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” João 11:43,44

    A filha de Jairo também voltou a vida: “Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer” Lucas 8:54,55

    Mas o que Roberto Torrecilhas não sabe porque ao invés de escutar a Igreja Coluna e Sustentáculo da Verdade 1 Timóteo, 3, 15, está ocupado em atacar religião alheia quando não está ouvindo as pregações de INRI CRISTO, Silas Malafaia e Edir Macedo que pensam e agem como ele ?

    Romanos 6,14: De facto o pecado não mais vos dominará, visto que não estais sob a lei, mas sob a graça.
    São Paulo está nos ensinando que quem está na graça não está sob o julgo do pecado.

    2 Coríntios 5,21: Cristo não conheceu pecado
    Cristo não poderia conhecer o pecado de modo algum.

    Não é por acaso Isaías diz (Isaías 7,14-15): Ele vai comer coalhada de mel, até aprender a rejeitar o mal e escolher o bem.
    Jesus não conheceu pecado desde o Ventre de Maria.
    Jesus comeu coalhada de mel.

    E os lábios de Maria destilam mel.
    Cânticos 5,11: Teus lábios, ó minha esposa, são favo que destila mel e leite.

    Conclusão:
    A Bíblia permite exceções. Mas o “Apóstolo” Torrecilhas só enxerga o que gosta ou que lhe convém.
    Aquilo que não lhe favorece ele simplesmente ignora.

    E assim se cumpre:
    “Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.” (Santo Agostinho)

    Não admitimos ofensas ou ataques a honra e dignidade das pessoas. Repudiamos toda e qualquer forma de cerceamento religioso. Nossas críticas são meramente de cunho doutrinário.

    Autor: Bel Dantas – Livre divulgação com os devidos créditos

  2. UM CHUTE NA IDOLATRIA DE ALGUNS EVANGÉLICOS AO PASTOR VON HELDER

    RESPOSTA AO INDIFERENTE CACP

    Von Helder chutou a santa. Fato púbico e notório. E pode ser visto em larga escala na Internet.

    Sugestões:
    Em 28/09/2015, no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=WPIoxanOkxI
    Em 30/10/2015: http://noticias.gospelmais.com.br/chutar-santa-bispo-von-helde-retorna-brasil-70683.html

    O gesto de Von Helder foi uma espécie de “libertação” para muitos grupos evangélicos.

    É verdade que alguns condenaram a bravata de Von Helder. Felizmente, a maior parte dos evangélicos prega o respeito a fé alheia.

    Entretanto, alguns grupos encheram-se de orgulho e satisfação por conta da suposta ousadia.

    E outros que não tiveram coragem de bater palmas, face ao clamor público, calaram-se de forma vergonhosa ou fizeram ainda pior escrevendo e publicando artigos com aprovação ou apoio disfarçados.

    Através de uma das páginas do inacreditável “Ministério” “Apologético” Evangélico CACP podemos observar a indiferença para a violência sofrida pelos católicos:

    PUBLICAÇÃO DO CACP EVANGÉLICO: http://www.cacp.org.br/um-chute-na-idolatria-o-caso-von-helde/
    Disponível em 30/10/2015

    Não é difícil concluir que ao integrar a página do dito CACP, naturalmente, que os responsáveis pela publicação concordam com o teor do artigo que nem mesmo tem autoria definida.

    E neste sentido, não se conhecendo a autoria, não há como ignorar que a estrela ali é o texto.

    É óbvio que o CACP não quer destaque para o autor, mas sim para o que foi escrito.

    O título do artigo exposto no site do CACP não só é uma aprovação tácita do seu teor, mas é também sugestivo: “Um chute na idolatria”

    Aliás, comentando sobre o livro do “herói” evangélico Von Helder que leva o mesmo nome, o próprio site confessa que o título “Um chute na idolatria” é de fato sugestivo

    Texto exposto no CACP: “O livro por sinal leva um título bem sugestivo : “UM CHUTE NA IDOLATRIA” – Von Helde – Universal Produções.”

    Não há como o CACP negar que o título “UM CHUTE NA IDOLATRIA” e a exposição do artigo naquele site indicam uma indisfarçável bajulação ao Pastor Von Helder e sua abominável empreitada.

    Até aí nenhuma surpresa. Afinal de contas estamos falando do CACP.

    E, neste caso, CACP é sem dúvida alguma um nome ainda mais sugestivo.

    O texto é recheado de “pérolas”, ao estilo de outros “’super super” pastores evangélicos, especialmente aqueles que costumam agir como Pop Stars na TV.

    Em uma destas observações “preciosas” constantes do texto, podemos notar o seguinte comentário:

    “…o “chute na santa”, onde o bispo da IURD, pregando contra a idolatria bateu numa imagem da “santa”, comprada por ele mesmo, a fim de provar que aquele objeto não passava de um ídolo de barro. A ICR achou isso uma ofensa e então seguiu-se todo um alvoroço, erigido pela mídia televisiva liderada pela Rede Globo. O episódio do pastor que “chutou” a santa foi o álibi esperado pela Igreja católica para desencadear uma campanha de “desagravo” e promoção da imagem no país.”

    Nosso comentário:

    Pelo que se lê nas entrelinhas, percebe-se com clareza que o texto não condena Von Helder em momento algum.

    Pelo contrário, o texto zomba da justa indignação Católica.

    Em uma total inversão de valores, o texto não faz qualquer menção ao desatino do pastor.

    E de forma dissimulada, mostra-se contrário a reação católica.

    Texto exposto no site CACP condenando a reação católica:

    “A ICR achou isso uma ofensa e então seguiu-se todo um alvoroço erigido pela mídia televisiva liderada pela Rede Globo. O episódio do pastor que “chutou” a santa foi o álibi esperado pela Igreja católica para desencadear uma campanha de “desagravo” e promoção da imagem no país.

    O texto repugnante cita ainda que:

    “Passados nove anos, certos padres começaram (como sempre acontece na Igreja Católica) a criar lendas mentirosas para tirar vantagens daquele episódio.”

    E nós perguntamos:

    Os padres ? Quais padres ? Os padres mentindo como sempre ? Mas quem são eles ? São todos os padres ? No mundo inteiro ? Todos os padres mentiram em 2.000 anos de história ?

    De fato, trata-se de um autêntico texto com o marca do CACP.

    Um texto que não prova o que diz.

    Um texto que não cita nomes.

    Um texto sempre genérico.

    Um texto que se cala diante da vileza.

    Um texto que não socorre o agredido.

    Um texto que faz pouco caso da justiça.

    Um texto que se deleita com Von Helder.

    Sem adentrar em todo o texto publicado pelo CACP, que é um verdadeiro lixo do ponto de vista moral, é de se notar o orgulho e a soberba que ali desfilam absolutos:

    “E o pior de tudo é que o autor ou autores destas barbaridades irresponsáveis não levou em conta que este mesmo pastor, após 4 anos daquele incidente, escreveu um livro arrasador contra as imagens e a idolatria católica. Inclusive narrando toda a história daquele episódio. O livro por sinal leva um título bem sugestivo : “UM CHUTE NA IDOLATRIA” – Von Helde – Universal Produções. Agora, como ele voltaria para o catolicismo, se após 4 anos escreveria um livro contra esta mesma igreja? Aliás, isto foi muito bem explicado pelo pastor Didini, quando disse que atualmente o pastor Helde dirige uma igreja bem sucedida nos EUA.”

    O texto flui com toda sua inerente auto-suficiência quase que colocando Von Helder no pedestal “…escreveu um livro arrasador contra as imagens e a idolatria católica.”

    E o texto ainda cita mais de uma vez outro “ícone” produzido por Macedo:

    “Se não bastasse foi chamado o pastor Ronaldo Didini, na época pastor da Igreja Universal.”

    E, outra vez:

    “…., isto foi muito bem explicado pelo pastor Didini quando disse.”

    Honestamente, é preciso falar mais alguma coisa sobre o CACP, que tem toma como referência os ajudantes de Edir Macedo ???

    Finalmente, o CACP expõe uma verdade.

    Depois de acusar genericamente os padres, naturalmente, sem citar nomes como é sua rotina, eis a confissão: “E o pior de tudo é que o autor ou autores destas barbaridades irresponsáveis…”

    Ou seja, quem escreveu o texto apadrinhado pelo CACP, admite que não se conhece a autoria do texto supostamente católico.

    O autor diz que não sabe se é autor ou se são autores do suposto texto católico.

    E embora não saiba quem escreveu, soube sugerir quer foram os “Padres”.

    E ainda conclui que está prática mentirosa é rotina entre católicos.

    Curiosos ainda, mas não surpreendente em se tratando de CACP, é a classificação que deram ao texto como “barbaridades irresponsáveis”, ao mesmo tempo que se calaram para o ato de Von Helder.

    O site se mostrou afrontado para o texto cuja autoria ele mesmo confessa que desconhece.

    E calou-se para a investida do pastor cuja origem e DNA todos conhecem.

    E, sendo assim, exatamente porque o texto em questão é arrogante, pretensioso e impreciso é que está exposto no site do CACP.

    Literalmente feitos um para o outro.

    O texto exposto no site do CACP diz ainda que: “Mas o propósito deste artigo não foi defender ninguém, ou justificar a ação tomada pelo bispo, mas tão somente mostrar que os padres católicos não mudaram.”

    Entendemos perfeitamente.

    Ora, não se pode exigir que galinha forneça leite ou que vaca ponha ovo.

    Cada qual produz o que lhe é próprio.

    E conhecemos a árvore pelos frutos.

    Sem dúvida, o texto do CACP realmente não poderia condenar o ataque de Von Helder pois….

    FALTA-LHE CORAGEM: “Mas o propósito deste artigo não foi defender ninguém, ou justificar a ação tomada pelo bispo.”

    FALTA-LHE APREÇO PELO O QUE É RETO E JUSTO: “…mas tão somente mostrar que os padres católicos não mudaram.”

    FALTA-LHE SINCERIDADE QUANDO ele próprio se esforça em dizer que todas as denominações evangélicas são parecidas. Vejam os esforços do site para defender uma improvável “unidade” entre evangélicos. Disponível em 26/10/2015 – http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=3564

    Mas o que diz a Bíblia afinal ?

    “Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” Lucas 1:48

    A PROFECIA BÍBLICA INDICA: “…todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” E COMO SABEMOS, TAL PROFECIA SE CUMPRE NA IGREJA CATÓLICA.

    Testemunhos de Santa Isabel: “Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Lucas 1, 41-42

    SANTA ISABEL REPLETA DO ESPÍRITO SANTO AO OUVIR A SAUDAÇÃO DE MARIA !!!.

    Testemunho de Santa Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” Lucas 1, 42

    MARIA BENDITA ENTRE TODAS AS MULHERES !!!

    Testemunho de Santa Isabel: “E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1, 43)

    SANTA ISABEL HONRADA PELA VISITA DE MARIA !!!

    Testemunho de São João Batista narrado por Santa Isabel: “Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.” Lucas 1,44

    A CRIANCINHA SALDOU DE ALEGRIA NO VENTRE DE ISABEL COM A VOZ DE MARIA !!!

    E O SENHOR JESUS ?

    QUAL FOI SUA ÚLTIMA DETERMINAÇÃO ?

    DE QUEM ELE LEMBROU EM SEU ÚLTIMO MOMEMNTO ?

    O QUE ELE DISSE A SÃO JOÃO EM SEU MOMENTO DE MAIOR SOFRIMENTO ?

    “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
    Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
    Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
    Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.
    E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” João 19, 26-30

    E MUITO DIFERENTE DE VON HELDER e do CACP, João, o discípulo mais amado, e, obediente, levou Maria para sua casa.

    E que Von Helder e CACP não se esqueçam que mesmo antes do cristianismo, as imagens consagradas já mereciam respeito:

    Lv 22,1-3: “ O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão e a seus filhos. que respeitem as coisas santas que os israelitas me consagram e não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor.” Dir-lhes-á:. Todo homem de vossa linhagem e de vossa descendência, que se aproximar das coisas santas consagradas ao Senhor pelos israelitas, com uma imundície, será cortado de diante de mim. Eu sou o Senhor”.
    Lv 22,9: “Observarão minhas leis, para que não caiam em pecado e não morram por ter PROFANADO AS COISAS SANTAS. Eu sou o Senhor que as santifica”.
    Js 7,11: “ Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens”.

    Conclusão:

    Para o CACP já não é mais “Só a Bíblia” ou Sola Scriptura. Vale também o livro do pastor.

    Para o CACP não servem o Catecismo da Igreja Católica ou os Concílios de Trento ou Eféso. Mas serve a bravata de Von Helder.

    Para o CACP são desprezíveis os testemunhos dos cristãos primitivos. Mas são relevantes os ensinos de Didini.

    Para o CACP devem ser descartados a tradição e o magistério da Igreja. Mas devem ser assimiladas as publicações da Universal Produções.

    E eles do CACP se acham gente grande, professores e “doutores” que querem ser levados a sério. Querem ensinar sem nunca terem aprendido.

    Portanto,

    “Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” Mateus 15:14

    Em relação a Santíssima Virgem, permaneçam os súditos, discípulos, admiradores e aduladores de Von Helder fazendo as obras de Von Helder.

    E, permaneçam os nossos irmãos católicos fazendo as obras de Santa Isabel, São João Batista e São João.

    O texto evangélico deve ser consultado antes que o CACP o tire do Net: http://www.cacp.org.br/um-chute-na-idolatria-o-caso-von-helde/
    Disponível ainda em 06/11/2015

    Não admitimos ataques pessoais ou à honra e à dignidade de qualquer pessoa Não toleramos o cerceamento religioso. Repudiamos deboches ou zombarias.Acreditamos na liberdade de expressão e limitamos o debate às questões de fé e doutrina. Concordamos que é lícito e justo ao CACP aderir a fé que lhe pareça mais conveniente, inclusive assimilar, divulgar, ensinar e apoiar as doutrinas de Von Helder, Didini e de quem mais lhe parecer adequado.

    Autor: André Melkis– Autorizada a divulgação com os devidos créditos

  3. DESMASCARANDO HERNANDES DIAS LOPES E SUA PREGAÇÃO CONTRA O CATOLICISMO

    O auto nomeado pastor Hernandes Dias Lopes conseguiu o que parecia improvável.
    Superou em contradições, equívocos e imprecisões os textos de Edir Macedo, Silas Malafaia, INRI Cristo e CACP.
    Com poucas palavras, ele conseguiu fabricar um amontado de “achismos” baratos e contraditórios.
    Muito provavelmente, movido pelo ciúme, face ao interesse da mídia mundial na sucessão de Bento XVI, Hernandes Dias Lopes não se conteve e produziu o seguinte comentário:

    “Com a renúncia de Bento XVI mais uma vez o mundo inteiro discute quem é o cabeça da igreja? Será o papa? Será o papa a pedra fundamental da igreja, o sumo pontífice e o substituto de Cristo na terra? O que a Bíblia diz a esse respeito? A Bíblia diz que Cristo é o cabeça da igreja (Ef 5.23). A Bíblia diz que Cristo é a pedra sobre a qual a igreja está edificada (At 4.11; 1Co 3.11; 10.4). A Bíblia diz que Cristo é o sumo pontífice ou seja o supremo e único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). A Bíblia diz que o Espírito Santo é o substituto de Cristo na terra (Jo 14.16). É melhor ficar com a Bíblia, porque Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17) e as Escrituras não podem falhar (Jo 10.35).”
    Disponível em 05/11/2015 – http://noticias.gospelmais.com.br/renuncia-papa-pastor-brasileiro-lembra-cabeca-igreja-49771.html
    Disponível em 05/11/2015 – http://searaviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1627:renuncia-do-papa-pastor-brasileiro-lembra-quem-e-o-cabeca-da-igreja&catid=37:noticias&Itemid=56

    O que podemos dizer sobre a empreitada do autoproclamado pastor contra o catolicismo ?

    – HERNANDES DIAS LOPES ENSINA AGORA O QUE A IGREJA CATÓLICA SEMPRE ENSINOU:
    A Igreja Católica sempre ensinou que Cristo é o cabeça da Igreja.
    Hernandes Dias Lopes disse o óbvio, sugerindo que a “novidade” precisa ser descoberta pelos católicos.

    O que ensina a Igreja ?
    Catecismo da Igreja Católica
    I.7.21.6 Cristo cabeça da Igreja
    §1548 “IN PERSONA CHRISTI CAPITIS” (NA PESSOA DE CRISTO CABEÇA…) No serviço eclesial do ministro ordenado, é o próprio Cristo que está presente na sua Igreja enquanto Cabeça de seu Corpo, Pastor de seu rebanho, Sumo Sacerdote do sacrifício redentor Mestre da Verdade. A Igreja o expressa dizendo que o sacerdote, em virtude do sacramento da Ordem, age “in persona Christi Capitis” (na pessoa de Cristo Cabeça):
    A Igreja Católica sempre ensinou o que Hernandes Dias Lopes só agora lembrou aos evangélicos: “Líderes evangélicos mundiais comentam a renúncia do Papa e pastor brasileiro lembra “quem é o cabeça da Igreja” – disponível em 05/11/2015 – http://noticias.gospelmais.com.br/renuncia-papa-pastor-brasileiro-lembra-cabeca-igreja-49771.html

    Conforme vimos acima, os esquecidos que Jesus Cristo é o cabeça da Igreja seguramente não são os católicos.

    – HERNANDES DIAS LOPES SE ENGANA E “TROCA AS BOLAS”, QUANDO O ASSUNTO É A PEDRA SOBRE A QUAL A IGREJA ESTÁ EDIFICADA:
    Ele citou alguns textos que lhe pareciam convenientes: At 4, 11, Co 3, 11 e Co, 10,4
    Não por acaso, o pastor Hernandes Dias Lopes citou três textos fora dos seus contextos para impor a sua falsa doutrina.
    E de forma proposital, não citou o texto de Mateus 16, 17-18:
    “Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

    Hernandes Dias Lopes, que não é bobo, também tratou de omitir o versículo 19 de Mateus 16:
    “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”

    A tradução peculiar de Hernandes Dias Lopes já foi desmascarada pelos apologistas católicos.
    Quem tiver interesse, na verdade, pode consultar os vários textos sobre o assunto. Sugerimos: http://www.veritatis.com.br/apologetica/igreja-papado/847-quem-e-a-pedra-jesus-ou-pedro

    E olha que nem Lutero duvidou que São Pedro fosse papa:
    Tese 77 de Lutero(Pai dos evangélicos) – “A afirmação de que nem mesmo S. Pedro, caso fosse o papa atualmente, poderia conceder maiores graças é blasfêmia contra São Pedro e o papa.”

    Curioso mesmo são os pastores evangélicos, dizendo que qualquer um pode ler e interpretar a Bíblia, quando eles mesmos, para justificar doutrinas pessoais e se eximirem de tantas outras, revindicam traduções para diversos idiomas incomuns como o grego e o hebraico, como se os mesmos fossem de domínio público e facilmente acessíveis à maior parte dos crentes.

    – HERNANDES DIAS LOPES PREGANDO APENAS METADE DO TEXTO
    O pastor promoveu o fatiamento da Bíblia comum aos evangélicos, quando pretendeu condenar a doutrina católica da intercessão dos santos.
    O truque de Hernandes Dias Lopes é mais do que conhecido, e de forma alguma passaria desapercebido.
    Ele citou: “…único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).”
    E omitiu o restante do texto que lhe modificaria todo o sentido.

    Vamos ao texto completo sem o esquartejamento implementado por Hernandes Dias Lopes:
    “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”1 Timóteo 2:5,6

    Hernandes Dias Lopes omitiu a seguinte parte: “…O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”
    E por que ele omitiu ?
    Porque a mediação ali descrita refere-se à redenção do gênero humano.
    Não se trata de uma mediação para pedir cura, emprego ou qualquer outra graça.
    Omitindo aquela parte do texto, Hernandes Dias Lopes tentou passar a idéia de que não é possível a intercessão de outros para se pedir graças e favores do Altíssimo DEUS.
    O “reformado” Hernandes Dias Lopes poderia aprender até mesmo com o próprio pai da reforma:

    “Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat… Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém.” (Martinho Lutero, “Comentário do Magnificat”)

    Ademais, se realmente ninguém pudesse interceder, Hernandes Dias Lopes não deveria orar por ninguém e nem deveria pedir orações aos seus pares ou súditos.
    Afinal de contas, quem poderia ser melhor intercessor do que Jesus Cristo ?
    Mas Hernandes está errado como sempre.
    Muito embora na mediação para redenção do gênero humano apenas Jesus Cristo é o nosso salvador e redentor, sendo este o ensino bi milenar da Igreja, devemos interceder e orar uns pelos outros:
    “E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se” (Jer 15, 1).
    “Com orações e súplicas de toda sorte, orai por todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com absoluta perseverança e súplicas por todos os santos”. (Ef 6,18)
    16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5, 16

    Hernandes Dias Lopes só cita textos e parte de textos que lhe interessam.
    Soube explorar a parte de 1 Timóteo e citou apenas o trecho que lhe interessava.
    E não cita o mesmo livro 1 Timóteo na parte que lhe faz oposição, se não vejamos:

    “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” 1 Timóteo 3:15

    E por que ele omitiu este texto ?
    Porque o texto ali consagra Igreja no singular. E faz desta Igreja a única coluna e sustentáculo da verdade.
    “Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”1 Timóteo 3:15
    Ora, Hernandes não só apóia a pluralidade e diversidade de “igrejas”, como também, no lugar da igreja, ele coloca sua interpretação pessoal da Bíblia, coluna e sustentáculo da “verdade.”
    E o que ele finge não saber também é que sua interpretação bíblica está proibida pela própria Bíblia, que diz o que segue:
    “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”.2 Pedro 1:20

    E Hernandes Dias Lopes nem pode negar que faz a “interpretação” proibida pela Bíblia.
    Em um de seus abomináveis textos, ele declara: “1. O texto básico usado para provar o primado de Pedro está mal interpretado pelo catolicismo romano.”
    Disponível em 05/11/2015 – http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/05/o-papado-a-luz-da-biblia-e-da-historia/#.VjtRq253UWJ

    Resposta ao texto de Hernandes: http://www.pr.gonet.biz/index-read.php?num=3528

    Ora bolas, se Hernandes Dias Lopes condenou interpretação católica, é porque antes ele mesmo “interpretou”. Não há como negar.
    E se interpretou, errou.

    – HERNANDES IGNORA A DEFINIÇÃO BÍBLICA DE PONTÍFICE:
    Vimos acima, no título “HERNANDES DIAS LOPES PREGANDO APENAS METADE DO TEXTO”, que o pastor evangélico não entendeu que a mediação descrita em 1 Tm 2, 5 refere-se à redenção do gênero humano, a qual só pode ser operada por Cristo Jesus.
    É o que sempre ensinou a Igreja Católica e que Hernandes Dias Lopes sabe, mas finge não saber:

    Catecismo da Igreja Católica
    480. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina; por essa razão, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

    Depois de ter confundido a mediação de Cristo para redenção do homem, com a intercessão para alcançar graças, Hernandes Dias Lopes agora confunde pontífice com mediação.
    Hernandes decretou: “A Bíblia diz que Cristo é o sumo pontífice, ou seja, o supremo e único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).”
    O que diz a Bíblia e que Hernandes Dias Lopes não sabem ?
    “Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.” Hebreus 5:1-4
    A Bíblia está nos dizendo que existem outros pontífices além de Jesus.
    Jesus é o mais perfeito dos pontífices. Mas não é o único.
    Errou Hernandes Dias Lopes ao tentar transmitir a idéia de que não existem outros pontífices além de Jesus.
    E para impor sua doutrina pessoal, combinou a idéia com a mediação única de Jesus Cristo, a qual também ele tratou de confundir com intercessão para se alcançar favores e graças.

    – HERNANDES DIAS LOPES ESCOLHE QUEM VAI SUBSTITUIR JESUS CRISTO:
    Hernandes Dias Lopes, de forma impositiva, diz em seu texto reproduzido no início do nosso artigo: “…A Bíblia diz que o Espírito Santo é o substituto de Cristo na terra (Jo 14.16.).”
    Mas o que ele esqueceu é que, sendo o Espírito Santo invisível, jamais poderia suceder Cristo na Terra, visivelmente.

    Sem sombra de dúvida, Jesus Cristo enviou o Consolador para assistir a sua Igreja, mas não para guiá-la no lugar do Cristo, de forma VISÍVEL.
    Essa missão Cristo confiou a Pedro, e para tal lhe confiou poderes especiais, omitidos propositalmente por Hernandes Dias Lopes, se não vejamos:

    Depois de ter dito a Pedro “…tu és Pedro”, conforme visto acima, Jesus também disse a Pedro:
    “Apascenta minhas ovelhas.” João 21, 15-17
    “Confirma teus irmãos na fé.” Lucas 22, 32
    “A ti darei as chaves do céu.” Mateus 16, 19
    “Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.”João 20:23

    E a Pedro Jesus prometeu a assistência infalível do Espírito Santo:
    “…e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:18

    Hernandes Dias Lopes distorce daqui, distorce dali, mas não pode fugir da inevitável verdade.

    – HERNANDES DIAS LOPES SE AUTO CONDENA COM SUA SENTENÇA:
    Ao final e como não poderia deixar de ser, Hernandes Dias Lopes termina seu comentário com aquela costumeira “sentença”, que os pregadores evangélicos, espumando de ódio, lançam sobre seus oponentes:

    “É melhor ficar com a Bíblia, porque Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17) e as Escrituras não podem falhar (Jo 10.35).”

    Interessante o que Hernandes disse.
    Ele reconhece que é melhor ficar com a Bíblia.
    Ocorre que, e, conforme provado nos tópicos acima, tudo que Hernandes Dias Lopes não consegue é fazer exatamente o que a Bíblia ensina.

    Ele “interpreta”, quando a Bíblia o proíbe de fazê-lo.
    Ele troca a Igreja, no singular, como coluna e sustentáculo da verdade, por sua pessoal “interpretação”.
    Ele modifica o sentido das Escrituras na mediação de Jesus Cristo.
    Ele não aceita a autoridade que Jesus deu a Pedro.
    Ele apóia a pluralidade de denominações condenada pela Bíblia.
    Ele não aceita que existam outros sacerdotes e pontífices menores além de Jesus.
    Ele quer que o Espírito Santo invisível faça o papel do Cristo visível aqui na terra.

    E assim, Hernandes Dias Lopes não aceita que Jesus Cristo seja representado visivelmente na terra por aqueles a quem ele escolheu.
    Então se cumpre: “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” Lucas 10:16

    E que Hernandes Dias Lopes não se esqueça do Concílio infalível:
    Concílio Vaticano I (1869-1870): “Se alguém disser que o Pontífice Romano tem apenas o dever de inspeção e direção, mas não pleno e supremo poder de jurisdição sobre a Igreja universal, não só nas matérias que pertencem à fé e aos costumes, mas também naquelas de regime e disciplina da Igreja…seja excomungado” (Dz. 1831 cf. Dz. 1827).

    Não admitimos ataques à honra e à dignidade do Sr. Hernandes Dias Lopes. Aceitamos que o Sr. Hernandes Dias Lopes tem o direito de aderir e abraçar a fé e crenças que lhe pareçam mais adequadas. Apoiamos a liberdade religiosa e repudiamos toda e qualquer forma de preconceito religioso.
    Autor: André Melkis – Livre difusão com os respectivos créditos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: